10 lugares que todo fã de Harry Potter precisa visitar

Harry Potter

Amanhã já é Halloween outra vez, e nada mais justo que comemorar o dia das bruxas com os bruxinhos mais populares da literatura, não é mesmo? Harry Potter e sua turma tiveram seu último livro publicado há oito anos (!), mas ainda hoje são lembrados e comentados  – 2015 foi um ano e tanto para a saga criada por J. K. Rowling.

Já pensou passar o dia das bruxas em Hogwarts? Pois saiba que isto é possível, já que muitas das locações que vimos nos filmes ou realmente existem, ou possuem replicas tão perfeitas que é como se realmente estivéssemos dentro da história. De fato, são vários os lugares que todo fã de Harry Potter precisa visitar, e nós separamos dez deles para você conhecer. Quem sabe você não adiciona a sua lista de destinos?

10 – Estúdios Leavesden, Inglaterra

leavesden1

Nos Estúdios Leavesden, toda a magia de Harry Potter realmente aconteceu. DesdeHarry Potter e a Pedra Filosofal, todos os oito filmes foram filmados ali. Se você parar para pensar, foi o local onde o elenco cresceu, ao longo de mais 10 anos de filmagens. Como se toda esta nostalgia não fosse suficiente, lá ainda funciona um museu dedicado a toda a franquia, onde os fãs podem visitar tanto as salas onde tudo foi produzido, quanto os cenários em que cenas foram gravadas. A entrada custa 33 libras esterlinas, o equivalente a R$196,00 – um preço salgado, mas que vale ser gasto.

9 – Black Park – Inglaterra

Black Park

Reconhece? Sim, este foi o cenário escolhido para filmar as cenas da famosa Floresta Proibida – cenário que aparece em todos os filmes da franquia. Não se preocupe, não há nada de sombrio na floresta verdadeira, e você certamente não vai encontrar aranhas gigantes na região. Se era isto que você queria, sinto muito.

8 – Jacobite Steam Train – Escócia

Jacobite

O trem que os alunos pegam para chegar a Hogwarts, nos filmes, é o mesmo que percorre as cidades de Mallaig e Fort William. A viagem dura cerca de 2 horas, em um trem no velho estilo maria-fumaça. O passeio, além de remeter a várias passagens do filme, também passa por lindos cenários da Escócia.

7 – Castelo Alnwick – Inglaterra

Alnwick

Construído no século XI, Alnwick é um dos principais castelos da Inglaterra. Ele foi usado como locação externa para os primeiros filmes da franquia, ainda que tenha passado por muitos efeitos de computação gráfica para se assemelhar à Hogwarts da maquete. A cena do primeiro voo de Harry foi filmada lá. Além de ter funcionado como cenário dos filmes, o local vale a visita pela beleza de sua construção.

6 – Millenium Bridge – Londres

Millenium

Um dos momentos mais emblemáticos do sexto filme da franquia, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, sem sombra de dúvida, é a destruição da Millenium Bridge pelos comensais da morte. Fique tranquilo, a ponte ainda está intacta, e é um dos pontos turísticos mais importantes de Londres, em especial pelo seu traço original.

5 – King’s Cross

Kings

Quando se é fã de Harry Potter, é simplesmente impossível ir para Londres sem tirar uma foto da famosa estação de King’s Cross. O local ficou conhecido por ser o ponto de passagem entre o mundo dos trouxas e o dos bruxos, para onde todo aluno de Hogwarts deve ir no dia 1 de setembro. Como se não bastasse tudo o que o local significa, a estação ainda enfeitou o local com uma divertida placa da plataforma 9¾. Ah, não tente atravessar a parede – não vai dar muito certo.

4 – Oxfort

filename-dsc-0180-jpg

Como os fãs já sabem, os Estúdios Leavesden não foram as únicas locações utilizadas pela equipe de produção. Várias locações externas foram utilizadas nos primeiros filmes, que posteriormente foram recriadas em estúdio. Dentre todas as locações externas, a lendária universidade de Oxfort foi a mais utilizada. Lá, você pode encontrar a Christ Church, que inspirou o Salão Principal, e a Bodleian, uma das bibliotecas mais antigas da Europa, onde foram filmadas algumas cenas da Biblioteca de Hogwarts. A cena em que Moody transforma Draco Malfoy em uma doninha também foi filmada lá, entre outras.

3 – Bracknell Forest, Inglaterra

coluna-10

Antes da Rua dos Alfeneiros ser criada dentro dos estúdios Leavesden, a equipe de produção do filme utilizou quatro casinhas inglesas para representar a famosa rua onde vivem os Dursley, localizadas no bairro Bracknell Forest de Birkshire, na Inglaterra. Após o sucesso do primeiro filme, no entanto, os moradores exigiram preços abusivos pelas filmagens, motivo pelo qual o cenário foi reconstruído em estúdio. De qualquer forma, as casinhas ainda estão lá, prontas para receber os visitantes.

2 – The Elephant House, Edimburgo

Elephant

O café escocês The Elephant House, localizado em Edimburgo, na Escócia, foi o lugar mágico onde J. K. Rowling escreveu muitas páginas de seus livros. Pode-se dizer que foi o local de nascimento de Harry Potter, e definitivamente vale a visita. Já imaginou sentar no mesmo lugar onde, um dia, Rowling deu origem a uma das franquias mais bem sucedidas do mundo? Com certeza uma parada obrigatória.

1 – The Wizarding World of Harry Potter, Orlando

Hog

Claro, todo fã de Harry Potter sonha com o dia em que sua carta para Hogwarts vai chegar. Se isto ainda não aconteceu com você, não se preocupe: você ainda pode visitar a escola na cidade de Orlando, nos Estados Unidos.  O parque temático é uma réplica quase perfeita de tudo o que já foi visto nos filmes. Além de experimentar cerveja amanteigada, você ainda pode comprar sapos de chocolate, feijões de todos os sabores, adquirir uma varinha e se divertir em diversas atrações, como a montanha russa Dragon Challenge, o voo do Hipogrifo e uma simulação incrível.