7 mentiras que a maioria das pessoas já acreditou

Frequentemente ficamos fascinados por histórias incríveis e bizarras que acontecem no Brasil e no mundo. O mercado de notícias com conteúdos estranhos tem crescido cada vez mais e movimentam milhares de veículos e jornais ao redor do mundo. Por causa disso, podemos acabar caindo em farsas sem nem mesmo perceber.

Ao longo dos anos, diversas histórias que deixaram todo mundo fascinado – nos jornais ou nos livros de história – se revelaram como mentiras e provocaram reviravoltas em casos com rumos bem definidos. Pessoas que se aproveitam de situações para se dar bem ou mesmo histórias que acabam sendo distorcidas ao longo dos anos podem ser responsáveis por nossa crença em farsas e mentiras.

Confira alguns dos casos que engaram os brasileiros com propriedade ao longo dos anos. São casos que circularam em nossos jornais e televisão ou foram ensinadas nas escolas, mesmo que não fossem tão reais.

1 – A Grávida de Taubaté

1

Em janeiro de 2012, a pedagoga Maria Verônica Aparecida Santos se tornou famosa em todo o Brasil. Conhecida como Grávida de Taubaté, a mulher exibia uma barriga gigante que, supostamente, carregava quadrigêmeos. Ela aproveitou a fama para aparecer em diversos programas de TV, arrecadar doações de enxoval, presentes e até mesmo quantia em dinheiros. Depois de um pouco mais de um mês em destaque na mídia, foi revelado que a mulher era uma farsante e utilizava uma barriga de silicone e não estava grávida de verdade.

2 – Entrevista exclusiva do PCC

2

Durante os anos 90 e início dos anos 2000, o Domingo Legal era uma das maiores fontes de informação e entretenimento do Brasil. Apesar disso, nem tudo que era veiculado por ali era real. Em 2003, o repórter Wagner Maffezoli entrevistou dois homens identificados como membros do Primeiro Comando da Capital, uma das facções criminosas mais perigosas do país. Durante a entrevista, os homens ameaçavam autoridades e apresentadores do programa e escondiam a face. Foi revelado que a atração era uma verdadeira farsa, o Domingo Legal foi suspenso e o SBT, emissora que transmitia o programa, foi multado.

3 – Einstein era ruim em matemática

3

Quantas vezes você já encontrou a informação que Einstein, mesmo sendo um gênio da física, era ruim em matemática quando criança? Pois a história não passa de uma lenda. Antes mesmo de terminar o que hoje é conhecido como ensino fundamental, Albert Einstein já era um prodígio da disciplina e se destacava por sua incrível habilidade com cálculos. Na verdade, o cientista não só sabia muito de matemática, como acreditava que a escola atrapalhava o seu aprendizado e chegava a ensinar os colegas de sala.

4 – Vice-Presidente da Gol

4

Marcelo Nascimento se tornou um dos golpistas mais conhecidos do Brasil depois de se passar por herdeiro do presidente da companhia aérea Gol numa entrevista a Amaury Jr. O criminoso chegou a levar o apresentador por um passeio de helicóptero e oferecer vouchers com passagens grátis a diversas celebridades. A história de Marcelo ficou tão conhecida que virou livro e, mais tarde, filme. Na adaptação para as telas, Wagner Moura interpreta o personagem do golpista.

5 – Newton e a gravidade

5

Ao aprender sobre o conceito da gravidade, a maioria de nós ouviu o conto de Issac Newton e a maçã que caiu sobre sua cabeça. Apesar disso, o físico só foi capaz de descobrir a lei que rege grande parte da ciência após anos de estudos, cálculos e horas em pesquisas e laboratórios. A relação do pesquisador com a maçã só surgiu cerca de 60 anos mais tarde quando a história de Newton foi contada por John Conduit, com elementos cotidianos e cartunescos para ilustrar a incrível descoberta.

6 – Cavalo de Troia

6

Quando os gregos decidiram entrar num cavalo gigante para criar uma das armadilhas mais famosas da história durante a Guerra de Troia, eles conseguiram uma grande vantagem sobre seus adversários e ajudaram a forjar a expressão presente de grego, utilizada até hoje. No entanto, historiadores modernos acreditam que o fato pode não passar de um mito. A referência ao cavalo aparece no livro Eneida, de Virgílio, e na Odisseia, de Homero, mas não em relatos históricos que podem ser comprovados. Especialistas acreditam que o cavalo pode ser uma metáfora para um poderoso terremoto que enfraqueceu Troia ou uma gigante aríete forjada como o animal.

7 – Menina que chorava cristal

7

Em 1996, uma garota libanesa chocou o mundo ao revelar uma estranha habilidade de chorar cristas. Eles tinham formas afiadas, mas ainda assim não feriam os olhos da menina. A condição de Hasnah Mohamed Meselmani foi explicada por um mágico e pesquisador chamado Joe Nickell. Ao invés de realmente ter a capacidade de formar cristais de forma orgânica, ela conseguia esconder as pedras sob as pálpebras, sem ferir os olhos. Ele reproduziu o fenômeno, escondendo cristais dentro dos próprios olhos e os expelindo da mesma forma que a garota, como se estivesse chorando.

São histórias quase sem sentido que, por causa do encanto ou do êxtase popular, todos acreditam sem muitos questionamentos. Qual desses você também já acreditou ou ainda acreditava, até descobrir que não são reais?