9 coisas que todo mundo fazia antes de inventarem a internet

aMariCamargosFotografiaInfantil-8A1C7846

9 – Comprar fita cassete

fita-k7

Os fãs ficavam ansiosos pelos lançamentos dos próximos álbuns de seus artistas preferidos, guardavam dinheiro, amanheciam nas lojas… Tudo para conseguir a nova fita. Hoje em dia? Nada disso. Tudo baixado pelo computador, armazenado no celular e… pronto. Os cantores que ganhem dinheiro fazendo show, porque se forem depender de vendas de álbuns (hoje em dia, CDs) as coisas vão ficar feias.

8 – Frequentava as locadoras

18776664_1

A única forma de assistir filmes antes da internet era comprar os filmes nas famosas fitas VHS. Mas se você era um viciado em filmes e não tinha dinheiro para ficar alimentando esse vício, a saída mais fácil era ir para as locadoras alugar filmes. Assim você sempre abastecia seu vídeo cassete com novos filmes.

7 – Ia ao fliperama

8176516330

Para as crianças da época, a tecnologia mais avançada em questão de jogos eram as máquinas de Taito, presentes nos fliperamas. Eram como as lan houses de antigamente.

6 – Lia mais

tumblr_static_2riufms5t24gk4s88go8so44g

Se você fosse fazer uma longa viagem e não tivesse um belo walkman em mãos… Qual era o passatempo? Ler. Isso mesmo. Antes da internet o mercado de livros eram bem mais acentuado e as pessoas liam bem mais. Não que a prática tenha desaparecido, ela só diminuiu. Antigamente você encontrava pessoas lendo em metrôs, trens, ônibus, estações, cafés… Nos dias de hoje ninguém solta o smartphone.

5 – Conversava mais

efd443de-a54c-4cfa-a33e-5cb90325ba9

Hoje em dia até o contato visual anda difícil por conta dos Smartphones, imagine as conversas? Várias críticas tem sido feitas a internet, afirmando que ela tem o poder de aproximar pessoas que estão distantes e afastar pessoas que estão próximas. É fato que as pessoas conversavam muito mais umas com as outras antes da internet.

4 – Realizava telefonemas com frequência

249014_7c5a02aa38324b4889b35672ce1c98f5

Hoje em dia as operadores de celular estão em crise, depois de desbancarem os telefones fixos, agora quem está sofrendo com a internet são as operadoras móveis. Com a chegada da internet aquele costume de ligar para o amigo, namorado ou parente tem desaparecido. Uma simples mensagem resolve o problema.

3 – Ia à casa do amigo

tumblr_lkuc25Cw3i1qd2y98o1_500

Aquele costume de chegar da escola ou do trabalho e ir para a casa do amigo conversar também tem chegado ao fim… Hoje em dia, com as séries, vídeos, redes sociais… Fica difícil tirar alguém de casa. E tudo é obra de quem? Da internet.

2 – Prestava atenção nos detalhes

telefono-bano

Coisas simples passaram a ser descartáveis, já que a tecnologia chegou arrasando com tudo. Antigamente aqueles detalhes de momentos íntimos eram guardados ou registrados na memória, que era o único meio de armazenamento da época. As pessoas colecionavam cartas, selos, adesivos, instrumentos musicais… Todo tipo de hobbie era válido e não se sentia falta de muita coisa. Coisas como ler o rótulo do shampoo quando enquanto se está usando o banheiro, ir à biblioteca ou teatro são hábitos que deixaram de ser frequentes com a chegada da internet e smartphones.

1 – A infância era melhor aproveitada

crianças-brincando-ao-ar-livre

Com certeza, a coisa mais importante que acontecia antes da chegada da internet, era a prática de ser criança. As crianças da época sabiam se divertir de verdade. A molecada estava sempre na rua de suas casas, brincando, subindo em árvores, jogando futebol, vôlei, peteca… Para os pequenos da época não havia castigo maior do que ter que ficar no quarto. Hoje em dia, com a chegada da internet, elas só saem de lá para comer, e olhe lá.