Descubra o material que são feias as medalhas olímpicas

medalhas olímpicas

Sem sombra de dúvidas as medalhas olímpicas foram os objetos mais desejados nesses últimos dias no Rio de Janeiro, o reconhecimento com o qual 10.500 atletas de 206 países sonharam em coroar os anos de treinamento. Os organizadores dos Jogos Olímpicos de 2016 encomendaram 2.448 medalhas para recompensar seus atletas, sendo 812 medalhas de ouro.

Mais de 100 funcionários da Casa da Moeda estiveram envolvidos na produção das 2.488 medalhas olímpicas e 2.642 Paralímpicas. O design das medalhas Olímpicas tem folhas de louro para representar a relação entre as forças da natureza e os heróis Olímpicos. Mas afinal, as medalhas olímpicas realmente são feitas de ouro, prata e bronze? Essa é uma curiosidade que muitas pessoas tem, e nós, do Você Sabia, fomos atrás para saber do que realmente essas medalhas são feitas.

A composição das medalhas olímpicas

Para quem não sabe, a Olimpíada do Rio teve as medalhas mais pesadas da história, pesando 500g. Em Londres, no ano de 2012, as medalhas tinham 400g. Mas será que as medalhas realmente são feitas de ouro, prata e bronze? Não exatamente, a de ouro, por exemplo, tem 494g de prata (metal), com 92,5% de pureza e 6g de ouro, com 99,9% de pureza. O Comitê Olímpico Internacional estabelece que cada medalha de ouro deve conter pelo menos 6 gramas de ouro 24 quilates.

A medalha de prata tem 500g de prata. Já a medalha de bronze, tem 40% de cobre reutilizado da própria Casa da Moeda, e tem 475g de cobre (97%) e 25g de zinco (3%). Elas seguem praticamente o mesmo processo de produção. Mais de 30% da prata e bronze usados pela Casa da Moeda são reciclados.

medalhas olímpicas

Nas bordas das medalhas olímpicas existe uma gravação a laser que permite e identificação da categoria (masculino e feminino) e da disciplina esportiva. Os dois lados das medalhas de premiação olímpica (anverso e reverso) são únicos para todas as medalhas, em todas as modalidades. O anverso tem a imagem padrão da deusa Nike, com projeto artístico do Comitê Rio 2016 e modelagem por artistas da CMB. O reverso traz os louros e a marca dos Jogos Rio 2016.

Já as medalhas paralímpicas, pela primeira vez na história tem em sua composição guizos. Isso faz com que elas emitam sons diferentes para as medalhas de ouro, prata e bronze, trazendo uma experiência sensorial para os vencedores da Paralimpíada. A de ouro tem um som mais forte, a de prata intermediário e a de bronze ainda mais fraco.

medalhas olímpicas

O símbolo Paralímpico ilustra o anverso da respectiva medalha (ouro, prata e bronze), bem como o nome oficial dos Jogos Paralímpicos e a escrita em Braille. O reverso é composto pela marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Pouco mais de 30% da prata e do bronze utilizados são reciclados, enquanto o ouro utilizado é totalmente isento de mercúrio. As fitas das medalhas olímpicas foram tecidas, em média, com 50% de fios PET, que também são reciclados. Já os materiais dos produtos provenientes de madeira, como os estojos, certificados e diplomas, tem a certificação Forest Stewardship Council (FSC). Eles garantem que as madeiras sejam oriundas de áreas de manejo ambiental e sustentável e socialmente responsável.

medalhas olímpicas

Como as medalhas são feitas? O vídeo abaixo vai mostrar para vocês um pouquinho de como é a fabricação da moeda, confiram:

E aí caros leitores, já sabiam do que eram feitas as medalhas das olimpíadas? Comentem!

FONTE(S) Rio 2016Globo EsporteBBCG1

IMAGENS Share AmericaIGSabrina NunesGlobo Esporte