Dicas para você melhorar as fotos com o seu smartphone

Os smartphones mais modernos estão repletos de funcionalidades e filtros nos softwares que manipulam suas câmeras. Contudo, existem efeitos que ainda só podem ser reproduzidos com elementos físicos e técnicas realizadas com as mãos dos fotógrafos.

Foi exatamente isso que Lorenz Holder tentou mostrar em um vídeo produzido para a Cooperative of Photography, uma revista virtual que reúne o trabalho de vários integrantes da sua comunidade de fotografia.

Na filmagem, que você confere acima, Holder mostra alguns truques e dicas relativamente simples para serem usadas com os celulares. Embora o fotógrafo tenha usado um iPhone para os registros, é possível reproduzir esses métodos em diversos dispositivos, incluindo aqueles dotados de Android ou Windows Phone, por exemplo.

1. Sequência panorâmica

A primeira dica fornecida é a de capturar uma foto panorâmica sequencial. O processo não esconde nenhum segredo: você deve selecionar o modo “panorama” e começar a tirar a foto. Assim que a lenta passar pela pessoa fotografada, ela deve dar a volta (saindo pela direção oposta na qual o dispositivos está sendo movido) e se posicionar em outra posição do ambiente que ainda não foi registrada.

2. Panorâmica em movimento

A técnica seguinte é ainda mais simples. Tudo o que você precisa fazer é usar o recurso de fotografia panorâmica enquanto anda de carro. Você pode usar o aparelho de ponta cabeça para promover distorções diferentes.

3. Aproximando o zoom

O zoom do seu smartphone não está alcançando o alvo da sua foto? Então uma saída é utilizar binóculos na frente da lente para ampliar essa “aproximação” da captura. Além de registrar coisas ou pessoas que estejam ainda mais longe, a imagem pode ganhar aquele efeito com cortes circulares nas bordas.

4. Lentes macro

Se você achou que era impossível reproduzir o efeito de lentes macro no celular, a quarta técnica ensinada por Lorenz Holder prova o contrário. E tudo o que você precisa fazer é pegar um canudo, coletar uma gota de água e adicioná-la sobre a lente da câmera do eletrônico.

5. Refletor melhorar as fotos

Sabe aqueles painéis refletores que a gente coloca no vidro do carro para repelir a incidência do sol no volante e no interior do veículo? Saiba que eles também podem servir como eficientes refletores para direcionar a luz no objeto ou pessoa fotografada. A diferença nas capturas com e sem esse método é perceptível.

6. Substituto do pau de selfie?

Quem não gosta dos populares paus de selfie, seja pelo seu tamanho incômodo na hora de carregar na bolsa ou na mochila ou por sempre aparecer aquele pedaço de ferro na foto, Holder demonstrou rapidamente como usar pedaços de cartolina para criar recortes que se encaixam e atuam como um tripé. A complementação disso é usar o fone de ouvido para tirar a foto pressionando um dos botões, conforme configurado previamente.

7. Debaixo d’água

Por fim, o fotógrafo sugere que coloquemos o smartphone dentro de um copo de vidro e o afundemos parcialmente na água — pode ser uma piscina ou rio, por exemplo. Depois disso, basta posicionar a lente da câmera fazendo com que ela fique metade “submersa”. Pronto, agora é só efetuar o registro.