CiênciaCuriosidades

Sinais de que a primavera está chegando ao Hemisfério Norte

Na Holanda, a primavera é anunciada pela floração dos campos de tulipas

 

Em todo o Hemisfério Norte, uma variedade de fenômenos naturais espetaculares anuncia a chegada da primavera, com seus dias mais longos e temperaturas mais amenas. A BBC Earth reuniu as cenas mais bonitas desta época do ano nesses países.

Animais que hibernam

A marmota é um dos símbolos usados para sinalizar a chegada da primavera

Mamíferos usam as mudanças de estação para calcular quando vão acordar de seu longo período de hibernação. E nenhum outro animal é mais famoso como mensageiro da primavera como a marmota (Marmota monax).

Nos Estados Unidos e no Canadá, algumas têm até status de celebridade. Segundo a tradição popular desses países, a chegada da nova estação depende do dia que a marmota escolhe para sair da toca.

Fim do gelo

No Alaska, moradores apostam no dia e na hora em que águas congeladas vão rachar

Para os habitantes do Alasca, a primavera significa não só o fim de um longo e tenebroso inverno, mas também marca a chegada de uma época financeiramente mais dinâmica.

A Nenana Ice Classic é uma loteria anual na qual os moradores tentam adivinhar a data e o horário exatos em que o gelo que cobre o Rio Tanana vai se rachar por causa do aumento da temperatura.

Um tripé é fincado nas águas congeladas e ligado a um relógio que para bem quando o gelo se rompe. No ano passado, o prêmio atingiu um recorde de US$ 363.627 (aproximadamente R$ 1,18 milhão).

Flores encantadoras

As cerejeiras florescem por todo o Japão, atraindo moradores e turistas para as ruas

No Japão, a floração das cerejeiras – ou sakura – domina o noticiário, com boletins diários especulando quando e onde as primeiras flores devem aparecer.

Os moradores fazem festas ao ar livre para observar as flores, um costume conhecido como hanami. Muitos outros países, inclusive os Estados Unidos e o Canadá, também realizam festivais para comemorar a chegada das flores.

Novas vidas

O carneiro-selvagem é um animal típico das montanhas da América do Norte

O nascimento de filhotes também é um forte indício de que a primavera chegou, e em alguns países a imagem de carneirinhos saltitantes é sinônimo desta época do ano.

As fêmeas do carneiro-selvagem (Ovis caadensis), nativos das regiões montanhosas da América do Norte, se instalam em saliências no alto dos desfiladeiros para dar à luz longe da maioria dos predadores.

Os bebês são ativos logo ao nascer e conseguem andar e fazer escaladas em uma questão de horas.

Aves migratórias

O beija-flor é uma ave migratória capaz de percorrer 800 km sem parar

Em muitos países, avistar as primeiras aves migratórias é algo comemorado como um grande sinal da entrada na primavera.

O beija-flor de papo vermelho é o que viaja mais longe entre os beija-flores da América do Norte, e por isso são mais fáceis de serem vistos.

Esse pequeno pássaro consegue voar sem parar por até 800 quilômetros. Mas eles não permanecem por muito tempo – os machos fazem a corte, acasalam e começam sua viagem de volta no início de agosto.

Festejos

O colorido festival Holi é uma tradição hindu que homenageia a boa colheita

Seres humanos tradicionalmente recebem a primavera como uma época para um novo recomeço.

Uma das comemorações mais bonitas é o festival hindu do Holi, também conhecido como festa das cores por causa das tintas em pó e água colorida jogadas sobre os participantes.

Historicamente, o festival homenageia uma boa colheita e a fertilidade da terra.